Presidente da CDL expõe na Câmara os desafios do Comércio de Estância

O presidente da Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), Valdemir Alves de Oliveira [Valdemir da Contag], fez-se presente à sessão ordinária da Câmara Municipal de Estância, nesta terça-feira (20), em atendimento ao Requerimento Nº 36/2029 que tem como proponente o vereador Dionísio Neto (REDE).

O presidente da Câmara Municipal, André Graça, suspendeu o grande expediente e destinou o tempo para que o senhor Valdemir pudesse aclarar as questões ligadas ao desenvolvimento do comércio local e os seus desafios, seguido de questionamentos dos Pares da Casa.

O presidente Valdemir revelou que o comércio vem sofrendo mudanças, inclusive, com a concorrência feroz que navega na esfera mundial com as ofertas de facilidades, com a inserção dos aplicativos de compra e venda, prazos de pagamentos alongados, as grandes corporações que suplantam os pequenos negócios, as vendas on line, a entrega do produtor ao cliente, etc.

“Por conta dessa formatação o pequeno comerciante enfrenta dificuldades. A saída é a redução de custos, redução de pessoal, redução de tributação, de estrutura, entre outras. Até onde é viável você querer arrecadar mais arrochando o contribuinte? O caminho não é por ai”, disse.

Para o professor Dionísio – proponente – é preciso buscar estratégias de valorização, capacitação e promoção do comércio estanciano, uma vez que o município possui um gigantesco potencial econômico e vale à pena incentivar o comércio e o consumo local.

André Graça desejou as boas vindas ao presidente da CDL e, também, aos empresários presentes à galeria.

Após ouvirmos o pronunciamento do presidente (Valdemir), informamos que esta Casa tem muito a contribuir. Encaminhe ofício com as reivindicações da CDL, liste o que precisa melhorar através do poder público e esta Casa irá encaminhar ao executivo municipal; se preciso iremos realizar audiência pública com empresários, com prefeito, vereadores, secretários de Finanças, de Administração. Coloque no ofício todas as sugestões de como melhorar o comércio de Estância e conte com a parceria dos poderes executivo e legislativo – expôs o presidente da Casa de Leis, André Graça.

Revezaram-se na tribuna os vereadores Dionísio Neto, Misael Dantas, Artur Oliveira, Sandro de Bibi, Dode, todos interagiram com o presidente da CDL.

Click no link e veja o vídeo. Deslize até 1:03:17

Ascom: CME