Vereadores inspecionam sistema de tratamento de dejetos da Maratá Sucos

Nessa manhã de quinta-feira (28), os vereadores Cristóvão Freire(MDB), Artur Oliveira (PT) e Zé da Paz(PSD), acompanhados por Assessores da CVE, estiveram na fábrica de Sucos Maratá, em Estância, para concluir uma visita de inspeção no sistema de tratamento dos resíduos provenientes da produção de suco.

Depois de ouvirem as explicações dos técnicos da empresa sobre o atendimento às normas técnicas impostas pela ADEMA, todos foram convidados a conhecerem as lagoas de decantação, onde os resíduos da laranja são armazenados, tratados e depois devolvidos à natureza.

Foi percebido in loco o funcionamento aparentemente normal das estações de tratamento e mesmo com tanta proximidade com as lagoas, não se percebeu qualquer odor além do normal e que incomodasse os visitantes.

Percebeu-se também que foram adicionados mais equipamentos para fazer o oxigenação das lagoas e a contratação de funcionários, responsáveis pelo controle e manutenção das estações de tratamento.

Com relação ao forte odor que incomoda os moradores da região próxima à fábrica, foi explicado que pode ser proveniente do período de inverno ou noturno, quando a fotossíntese tem mais dificuldade de ser feita e/ou quando a safra aumenta, provocando uma maior produção de suco e de dejetos da fruta.

Foi informado pelos técnicos que todas as exigências dos órgãos de controle são rigorosamente atendidas pela empresa e que o resíduo final tratado, devolvido à natureza, cuja exigência legal é de 66%, a fábrica tem destinado com 99%.

Também foi informado que o grupo Maratá está estudando (entre outras propostas), a retirada da fábrica de Estância e fazendo sua instalação no estado da Bahia, onde existe a maior oferta do produto, o que também faria baixar os custos com frete.

Mas, segundo os técnicos, essa opção não está entre as primeiras, mas que está sim em estudo. Outra questão levantada foi que não existe como definir que o odor forte seja proveniente apenas da Maratá, já que existe outra fábrica operando na cidade e no mesmo distrito industrial.

Por: Ascom/CVE