Resumo da Sessão Ordinária do dia 19.09.23-Pequeno Expediente

Legislativo de Estância em Ação

O ver. Matheus 90 (PSB), apresentou Votos de Congratulações e Aplausos para a nova diretoria da Associação da colônia Estancinha, recém empossada.

O ver. Tertuliano Pereira (Republicanos), apresentou Título de Cidadania Estanciana ao Dr. Mathias, presidente da OAB/Zona Sul.
Tertuliano destacou a visita do prefeito Gilson Andrade e do vice André Graça à CVE, onde vinheram avisar que mandarão para a CVE o projeto de Lei, criando as Emendas Impositivas para os vereadores.
Tertuliano também destacou a visita do Magnífico Reitor da UFS, onde oficializou o compromisso de implantar um Campus da UFS em Estância.
.
O ver. Zé da Paz (PSD), indicou pela criação de cursos profissionalizantes, patrolamento do povoado Riachão, necessidade de prescrição da ozonioterapia como tratamento médico complementar na rede de saúde pública do município, entre outras Indicações.

O ver. Cristóvão Freire (MDB), explicou o motivo dos vereadores não terem sido convidados para a reunião com o reitor.
Segundo o presidente, a visita foi intempestiva, não havendo tempo hábil para fazer o convite aos vereadores.

O ver. Isaías de Jesus (PSOL), indicou pelos serviços de reparos na Praça da Juventude do bairro Cidade Nova.
Isaías disse não ter recebido convite para o reunião com o reitor da UFS, mas que isso é comum, pois não recebe convites do Executivo.
Isaías destacou a posse da profa. Rosana França(esposa de Márcio Souza), na Direção Estadual do PSOL.

O ver. Kaique Freire (PV), apresentou Votos de Congratulações e Aplausos para o empresário Francisco Roberto Macedo Cardoso, pela inauguração do Parque de Vaquejada, no Haras Cardoso.
Kaique indicou pela construção de um Centro de Apoio Administrativo do SAAE no bairro Valter Cardoso Costa.
Kaique creditou essa importante conquista do Campus da UFS, ao empenho do prefeito Gilson Andrade, que já disponibilizou o terreno para receber o Campus.
O vereador propôs que seja feito uma Audiência Pública sobre a vinda do Campus da UFS para Estância.

O ver. Flávio Brasil (PSD), iniciou sua fala, mostrando um vídeo onde mostrava a entrada da cidade às escuras e agora está iluminada, atendendo sua indicação.
Flávio agradeceu ao vice prefeito André Graça pelo empenho para resolver esse problema.
O vereador destacou a entrevista do Superintendente do DNIT, onde ele afirmou que a duplicação da BR 101 não passará por dentro de Estância.
O vereador alertou que isso vai provocar muitos prejuízos aos comerciantes da cidade.

O ver. Misael Dantas (UB), parabenizou a iniciativa do prefeito Gilson Andrade na luta para trazer um Campus da UFS para Estância.

O ver. Evandro da Praia (PSOL), sugeriu que o Campus da UFS seja implantado no bairro Bonfim ou Botequim.
O vereador indicou reposição de lâmpadas na Rua I, no loteamento Nsa. Sra. De Fátima, no bairro Bonfim e pavimentação asfáltica do Cajueirinho.
Evandro quer que se faça a adequação da calçada do prédio do INSS, assim como reservar vagas especiais, buscando melhorar a acessibilidade.

O ver. Artur Oliveira (PT), indicou pelo estudo de viabilidade da participação de Estância na 3a. EXPORINGO 2023, que acontecerá de 04 a 08 de outubro no povoado Brejo, em Lagarto, divulgado o empreendedorismo da Mangaba.
Artur historiou a luta estanciana, desde 2005, com sua contribuição, para a reivindicação de um Campus da UFS para Estância.
Artur disse que a luta pelo Campus não tem bandeira, é uma luta de todos.

Por: Ascom/CVE

Plenário Filadelfo Luiz da Costa