Vendedores Ambulantes buscam apoio dos vereadores para resolver impasse com a prefeitura

O plenário da Câmara de Vereadores de Estância ficou lotado nessa tarde de terça-feira (25), ocupado por dezenas de vendedores ambulantes, que buscaram o apoio dos parlamentares.

Foi criado um impasse entre os vendedores ambulantes e o poder municipal, com relação a ocupação de espaço para a comercialização de bebidas e alimentos no Forródromo de Estância, durante os festejos juninos de 2023.

O secretário de Urbanismo, Renato Silva Júnior(responsável pela organização do espaço para os ambulantes), também esteve presente na reunião.

Ficou acordado que um representante de cada categoria(lanche, isopor, bares, churrasquinho), participariam da reunião com os vereadores, em recinto fechado e os demais ambulantes aguardariam o resultado no plenário.

O debate foi longo, onde os vendedores filiados à Associação de Ambulantes defenderam a tese da prioridade para os filiados na ocupação dos espaços e a discordância do secretário de Urbanismo, que alegou inconstitucionalidade nessa postura.

O vereador Cristóvão Freire, presidente da CVE, percebeu que a discussão estava sendo precipitada, pois ainda não existe a definição do quantitativo de vagas e só depois disso, é que poderá se discutir como elas serão ocupadas.

O problema surgiu com a mudança radical na realização dos Festejos Juninos de 2023, que mais uma vez terá 30 dias ininterrúptos de festa, mas que por conta da reforma da praça Barão do Rio Branco, acontecerá totalmente no Forródromo, reduzindo a área definida para a comercialização de bebidas e alimentos.

Por: Ascom/CVE