Resumo da Sessão Ordinária do dia 14.02.23 – Pequeno Expediente

Legislativo de Estância em Ação

O ver. Misael Dantas (União Brasil), destacou a reforma ou demolição dos imóveis antigos em nosso município.
Misael sugere que cada proprietário registre em foto ou vídeo o seu imóvel antes de ser demolido ou reformado(alterado), para que as futuras gerações possam pesquisar, conhecer e entender, a história arquitetônica da cidade.
O vereador historiou alguns imóveis e a que serviam e que já não mais existem.

O ver. Matheus 90 (PSB), indicou pela inserção de projetos esportivos nos bairros da cidade, assim como também na zona rural, possibilitando à prática esportiva aos jovens.
Matheus sugeriu o retorno dos Jogos Escolares Municipal.
O vereador parabenizou a gestão municipal pela Ordem de Serviço para pavimentação asfáltica da Rua Maria Santana Santos.

O ver. Zé da Paz (PSD), apresentou várias indicações e entre elas, a retirada da via pública dos veículos sucateados e/ou abandonados.

O ver. Evandro da Praia (PSOL), indicou pela viabilidade da PME fazer as olimpíadas educacionais no município.
Evandro indicou pela proteção em tela, da Quadra de Areia da Praça da Juventude, para evitar acesso de animais e a contaminação por doenças.

O ver. Isaías de Jesus (PSOL), apresentou Requerimento convocando o Superintendente do SAAA, para explicar a falta de equipamentos de segurança para os trabalhadores que limpam os tanques(com mais de 06 metros de profundidade),da Estação de Tratamento do SAAE.
“É uma vergonha que o Superintendente, que é um servidor de carreira, permita esse desrespeito com os trabalhadores, eu saí de lá indignado”, disse Isaías.

O ver. Sandro Barreto (PSD), voltou a discutir a dificuldade dos munícipes para tirar uma RG em Estância.
“São 30 dias para se conseguir agendar e mais 30 dias esperando receber o documento”, disse Sandro.
O vereador cobrou uma solução para a casa do Memorial de Estância e o prédio da Casa da Cultura, que estão abandonados.

O ver. Artur Oliveira (PT), registrou o envio de emenda do deputado federal João Daniel(a seu pedido), para construção de uma praça no conj. Pedro Barreto Siqueira.
Artur questionou a falta de Pediatras e outras especialidades médicas nos plantões do hospital Jessé Fontes.
“O hospital Jessé Fontes está entregue às baratas…não tem médicos”, denunciou o vereador na tribuna.
Artur disse que vai entregar ao presidente Lula, amanhã, em Maruim, um pedido de construção de um Campus de Engenharia em Estância.

O ver. Flávio Brasil (PSD), disse que a prefeitura precisa informar quando será o início da construção da praça do conj. Pedro Barreto Siqueira, cuja emenda de João Daniel já está no caixa da prefeitura.
O vereador leu a carta de uma munícipe que denuncia a falta das fitas de monitoramento glicêmico em Estância e falou da importância desse material para quem tem diabetes.

Na sequência, o vereador Cristóvão Freire, presidente da CVE, deu início ao Grande Expediente.

Por: Ascom/CVE

Câmara de Vereadores de Estância.
Plenário Filadelfo Luiz da Costa.
Estância 14.02 23