Unidade Móvel do Senac certifica alunos em Estância

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Sergipe, firmou parceria com a Câmara Municipal de Estância, através da Escola do Legislativo, e formou 28 jovens no curso profissionalizante de boas práticas para serviços de alimentação, no último dia 3 de agosto. A ação formativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG), por meio da Unidade Móvel que tem a função de disponibilizar cursos profissionalizantes aos municípios sergipanos que não possuem unidades do Senac.

O gerente da Unidade Móvel do Senac, Edson Dias de Araújo, ressaltou a importância de proporcionar possibilidades de crescimento às comunidades, independente da distância. “A parceria com a Escola do Legislativo de Estância possibilita a ampliação do atendimento do Senac a comunidades que, por vezes, seus moradores precisam se deslocar grandes distâncias. Ressalto que as formações do Senac são pensadas com a finalidade de promover o crescimento do comércio local. Por isso a escolha de instruir de forma correta a manusear e manipular os alimentos, ação que é de suma importância para a saúde de todos”, destaca.

A formação de boas práticas para serviços de alimentação tem carga horária de 16h e trabalhou temas como legislações de boas práticas nos serviços de alimentação, procedimentos operacionais padronizados, documentação e registros dos processos, hábitos e cuidados higiênicos sanitários.

A diretora da escola do legislativo de Estância, Edineuza Melo, agradece a parceria que ganhou forma em 2021. “A busca por uma parceria junto ao Senac, teve como objetivo manter a população de estância se capacitando nesse período difícil que passamos com a pandemia. Ressalto que as oficinas boas práticas para serviços alimentação e cuidados com alimentação e a saúde do idoso, que ainda não finalizou, foram realizadas no bairro Valter Cardoso Costa, localidade que também consegue atingir os conjuntos Paulo Amaral e Santo Antônio que são espaços carentes de cursos”, afirma.

O curso de boas práticas para serviços de alimentação é importante, pois é um dos requisitos exigido pela Vigilância Sanitária para todo comércio que vende alimentos, desde quem usa carrinho de lanche até quem comercializa na feira livre. “Esse é um curso que abre portas. Temos o Senac sempre como um aliado na capacitação de pessoas que já estão no mercado de trabalho e as que estão em busca de se inserirem no mercado”, declara a diretora da escola do legislativo de Estância.

No momento da entrega dos certificados, os alunos agradeceram a oportunidade de participar de um curso que muda a maneira de lidar com os alimentos, como também, capacita para o mercado de trabalho. “Tive contato com muitas informações que eu não conhecia. Com o curso já mudei algumas coisas no meu dia a dia, a exemplo a forma como guardo os alimentos, a limpeza do ambiente e dos alimentos. Futuramente quero trabalhar com comida e puder perceber que para ter qualidade e cuidar da saúde dos clientes é preciso buscar por firmação de qualidade”, afirma Jane Clecia, uma das concluintes do curso.

Matéria do senac disponível em: https://www.se.senac.br/noticias/unidade-movel-do-senac-certifica-alunos-em-estancia