Alinete Soares completa três meses de mandato e se destaca pela atuação em prol do povo de Estância.

Após três meses do início do mandato na Câmara de vereadores de Estância, Alinete Soares, PP, tem se destacado como uma das parlamentares mais atuante da casa de leis do município de Estância. Sem abrir mão das suas bandeiras de campanha, a vereadora tem trabalhado para garantir mais dignidade, conforto e bem-estar aos estancianos através de projetos e indicações que tem alcançado os quatro cantos da cidade e que nasceram através do constante diálogo com as comunidades.

Pensando na juventude de toda a região e objetivando a capacitação dos adolescentes para o mercado de trabalho, a vereadora Alinete encampou uma luta para a ampliação do número de cursos e vagas no IFS Estância, para tal, realizou uma visita ao campus e em seguida apresentou uma indicação convidando a diretora da unidade de ensino para explanação na Câmara de Vereadores sobre as principais necessidades da instituição.

Munida de argumentos que justificam a necessidade da ampliação, a parlamentar iniciou então uma luta para alcançar tal objetivo e criou um abaixo assinado digital para ser posteriormente encaminhado juntamente com um pedido de emendas coletivas aos deputados e senadores para que Estância possa alavancar na oferta de cursos junto a instituição federal.

Pensando na defesa dos direitos das mulheres a vereadora, única mulher no parlamento municipal, protocolou na Câmara de Vereadores o projeto de resolução nº1/2021 que cria a Procuradoria da Mulher no âmbito do legislativo municipal, uma importante ferramenta de apoio na luta pelos direitos e na proteção das mulheres estancianas que será colocado em votação possivelmente esta semana.

A cada sessão a parlamentar apresentou e teve aprovadas indicações que atenderam aos anseios da população, a exemplo da colocação de redutores de velocidades no Bairro Alecrim, iluminação na quinta etapa do Mariota Mesquita, redes de proteção nas quadras do município, lixeiras de coleta seletiva na região litorânea, implantação de caixas coletoras no Farnaval, implantação de ponto de ônibus no conjunto Carmem Prado e no Povoado Queimadas, e sinalização com placas no litoral do município. Por falar em litoral, Alinete, que hoje mora na região, cobrou também a colocação de redutores de velocidades nas imediações do restaurante Lagoa dos Tambaqius. Outro apelo em prol dos praianos foi a maior fiscalização para evitar que animais soltos às margens das rodovias que cortam o litoral possam colocar em risco a vida dos moradores e turistas que frequentam o local.

“Todas as minhas indicações são frutos das minhas andanças e das conversas com a população”, disse a vereadora.

A situação dos universitários também foi motivo de preocupação da vereadora que convidou a presidência das associações para discutir a temática na CVE.

O fortalecimento da economia e consequentemente a criação de emprego e renda também é bandeira da vereadora que solicitou através de indicação na CVE a ampliação da feirinha da agricultura familiar nos bairros onde o serviço não é ofertado.

Por falar em economia e preocupada com a situação de alguns segmentos durante a pandemia, Alinete solicitou a prorrogação do vencimento dos alvarás dos taxistas do município.

Pensando na saúde dos estudantes e trabalhadores da educação, a vereadora Alinete Soares apresentou uma indicação solicitando ao poder público municipal a criação de uma comissão médica da educação, composta por médicos, enfermeiros, infectologistas e demais profissionais da área da saúde para que a volta às aulas da rede municipal possa ser realizada de forma responsável e segura. Ainda pensando no retorno das aulas a parlamentar cobrou a pintura das unidades de ensino da região litorânea.

Defensora da cultura e do turismo, a vereadora solicitou do poder público municipal que viabilizasse condições para que a Quadrilha Junina Fazenda Lampião, hexacampeã paraibana, hexa campeã de João pessoa e quarto lugar no concurso Rede Globo Nordeste de Quadrilha pudesse fazer um intercâmbio cultural na capital brasileira do barco de fogo, haja visto que o astro rei da cultura estanciana será o tema de apresentações da renomada quadrilha. Pensando nos trabalhadores do artesanato, a vereadora solicitou do poder público a criação de um espaço para acomodação dos artesãos para que eles pudessem comercializar seus produtos de forma organizada durante os 365 dias do ano.

Embora esteja em seu primeiro mandato, a parlamentar conquistou o respeito dos seus pares e hoje faz parte da mesa diretora da Câmara de Vereadores de Estância, além disso, preside a comissão da educação, uma clara manifestação da sua firme atuação e do seu compromisso com as causas e anseios do povo que lhe confiou o mandato. Foi Alinete Soares quem presidiu a primeira sessão do ano que deu posse ao prefeito e vereadores da nova legislatura.

Sempre atuante, a vereadora participou de fóruns da educação, exposições e eventos da Secretaria da Cultura, solenidades no paço municipal e inaugurações nas ruas da cidade, sempre com o olhar atendo para as demandas e anseios da população e transformando estas necessidades do povo em indicações junto a Câmara de Vereadores, foi desta forma que Alinete Soares completou três meses de muito trabalho, diálogo com a população e proposituras que objetivaram suprir a anseio popular.