Câmara de Estância realizou sessão itinerante no Porto do Mato

Por meio do Requerimento Nº76/2019, que tem como proponente o vereador Edivaldo da Praia (SD), a Câmara Municipal de Estância concretizou sessão itinerante na tarde desta quarta-feira, 11, nas instalações do Centro Pastoral Esperança de Deus, visando ouvir as demandas dos moradores do Povoado Porto do Mato.

A sessão foi conduzida pelo presidente André Graça que abriu espaço para os seus Pares se pronunciarem no pequeno expediente. Doutor Cristóvão (PSB) defendeu que a gestão municipal dê mais atenção aos povoados Massadisso e Porto do Mato com obras de pavimentação de ruas.

O vereador Tito Magno (PSB) cobrou pontos de ônibus, iluminação dos cemitérios, reforma do posto de saúde, incentivo ao turismo.

Sandro de Bibi (Republicano) parabenizou o trabalho da câmara de ouvir o povo in loco, saber das suas demandas; defendeu a necessidade de o executivo municipal destinar um percentual dos recursos de royalties para investimento na região litorânea.

Artur do PT observou  que os moradores cobram ponto de ônibus, rede de baixa tensão no trecho de Zé do Baião à praia; criticou o abuso de sons na praia nos finais de semanas e cobrou uma ação dos órgãos responsáveis.

Dionísio Neto (REDE) lembrou que implantou o ensino médio no Porto do Mato quando esteve à frente da DRE-1 e reduziu a exposição de alunos aos riscos da rodovia.

Solicitou atenção da gestão municipal apontando a precisão de melhoria na iluminação da região; pediu ações de pavimentação de ruas, incentivo ao turismo e implantação de posto policial.

Tertuliano Pereira (Republicano) reforçou a ideia de os recursos de royalties serem compartilhados com a região praiana, logo, com a missão de promover o turismo, obras de infraestruturas, calçamentos.

O vereador líder do prefeito, Misael Dantas (PSC) disse que todos os dias dá aula no Porto do Mato e é sabedor das cobranças feitas ao seu colega Edvaldo da Praia e que este não se faz de rogado, tem feito  constantemente  cobranças ao gestor municipal e que as cobranças do colega estão agendadas para posterior execução.

Edvaldo da Praia ao pronunciar-se elencou as suas proposituras à gestão tais como: pontos de ônibus, chuveiros na praia, banheiros de uso público nos finais de semanas na praia, guarda nas escolas, construção de quadra poliesportiva, posto policial e, também, restauração da iluminação da Ponte Gilberto Amado.

Chica do Fato (PMB) avigorou a necessidade de restaurar a iluminação da Ponte Gilberto Amado, construção de ponto de ônibus para tirar as pessoas do sol e da chuva; melhorar a segurança dos moradores do lugar, incentivo aos turistas.

A presidente da Associação do Porto do Mato, Sra. Vera, fez uso da tribuna por quinze minutos e validou os temas expostos pelos vereadores e adicionou outros pleitos tais como abertura da igrejinha local; pediu que seja revista a situação dos bugueiros, defendeu a construção de atracadouro para dar apoio aos turistas, abertura de ruas, oferta de cursos, etc.

Fez-se presente a procuradora do Município, Tatiane, que discorreu acerca da Ação Civil Pública, federal, contra os moradores da região praiana e relatou o que a Prefeitura está fazendo em defesa.

Outro requerimento, apresentado por Artur do PT, contribuiu para que o secretário de Maio Ambiente do Município, Denner, falasse sobre as manchas de óleo encontradas na praia, seus impactos e o que o Município está fazendo no trabalho de monitoramento.

O presidente da Casa, André Graça, elencou como prioridade da sua gestão à frente da Mesa/Diretora, aproximar ainda mais o parlamento do povo por meio de sessões itinerantes. Já foram realizadas no Residencial Recanto Verde, Bairro Cidade Nova, Bairro Santa Cruz.

Ascom CVE