O presidente da Câmara de Vereadores de Estância, André Graça, abriu espaço na sessão ordinária desta terça-feira (22) para o Movimento Mulheres de Peito, ONG que tem como objetivo apoiar e orientar à mulher com câncer e que luta por um tratamento digno e gratuito.
A presidente do Movimento, Sheila Galba, usou o grande expediente e na tribuna discorreu acerca da atuação da citada ONG. Disse que o Movimento Mulheres de Peito nasceu a partir de um grupo de Whatsapp criado por conta de um câncer que lhe havia acometido anos atrás.
O Movimento Mulheres de Peito ganhou o apoio da sociedade, das autoridades, da imprensa e atualmente é um braço forte na defesa da mulher portadora de doença oncológica, buscando informar sobre prevenção e combate à doença, como estimular a autoestima das mulheres antes, durante e depois do tratamento.
A senhora Galba salientou que atualmente a fila que outrora existiu – pacientes que necessitavam de tratamento contra o câncer de mama – não existe mais, por conta de um trabalho de somação do Movimento junto às autoridades, junto à sociedade, foi possível zerar a fila de espera.
“Lutamos para que Sergipe tivesse também uma máquina de radioterapia de qualidade, de primeiro mundo, como tem em Arapiraca (AL) e, finalmente, passamos a tê-la”, disse Sheila Galba.
“Quimioterapia, atraso de cirurgias, falta de medicamentos, são demandas que continuam na lista de lutas do Movimento Mulheres de Peito, externou a presidente Galba.
Sheila Galba parabenizou a iniciativa do vereador Alex Porto (Léo de FA) em convidar o Movimento para falar sobre a prevenção do câncer de mama no parlamento estanciano.
“É uma doença que mais tem matado mulheres no mundo e passar para a sociedade, dizer que existe uma cura, que existe uma vida após curar-se de um câncer de mama, é muito importante. E todas as vezes que for solicitado viremos aqui para falar acerca dessa terrível doença que o câncer”, finalizou.
Click no link abaixo para assistir ao vídeo da palestra. Delize o contador até o tempo de 1:01:08
https://www.youtube.com/watch?v=ZmIuv4GWwuE&t=1881s