Vereador Artur do PT defende a inclusão das catadoras de mangabas no Mão Amiga

Uma das prioridades elencadas pelo mandato do vereador Artur Oliveira (PT) tem sido a defesa de políticas públicas que beneficiem o trabalhador. O petista apresentou na sessão da última quarta-feira (05) um requerimento ao governo do Estado no qual sugere que seja feito um estudo de viabilidade que possa o programa Mão Amiga, também, abraçar as mulheres catadoras de mangabas das duas associações de Estância.

O governador Belivaldo Chagas visitou a cidade de Estância no final de novembro para fazer a entrega do cartão Mão Amiga.  Em Estância o benefício é estendido a cerca de 160 trabalhadores rurais, dos povoados Riachão do Teté, Colônia Rio Fundo III, Colônia São José, Assentamento Caio Prado, Colônia Vertente e Mato Grosso. O valor do benefício é de R$ 760,00 pagos em quatro parcelas R$ 190,00 no período da entressafra da laranja.

O vereador ressalta que essas trabalhadoras são sazonais, enfrentam grande dificuldade no período da entressafra quando a mangaba fica ainda mais escassa.

“São pessoas que necessitam da mão amiga do governo do Estado. Iremos também pedir o apoio do deputado João Daniel, que é ligado ao homem do campo. A gente sabe do sofrimento que passam essas mulheres, a labuta para o sustento das famílias; saem de casa ao amanhecer e só retornam ao entardecer na busca pelo fruto. E no período da entressafra a dificuldade é ainda mais ampliada”, defendeu Artur.

“Nós estávamos com o governador Belivaldo Chagas no ato de entrega dos cartões aos agricultores de Estância, quando ele falou sobre a ampliação do Mão Amiga para atender os pequenos produtores de leite do interior do estado. Logo, veio-nos a ideia de apresentarmos um requerimento solicitando ao governo do Estado um estudo técnico para também incluir as catadoras de mangabas”, concluiu.

Ascom CME