Câmara aprova reajuste na tarifa do transporte coletivo de Estância

O Plenário da Câmara Municipal de Estância aprovou em sessão extraordinária nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Nº44/2018 que dispõe sobre o reajuste das tarifas do serviço público de transporte alternativo de passageiros executado no município.  Com o reajuste, o preço da passagem que era de R$ 2,00 subiu para R$ 2,50 no trajeto urbano, linha 01, do Bairro Santa Cruz ao Bairro Cidade Nova.  Também sofreu reajuste a Linha 002 que faz o trajeto para o litoral.

Confira a nova tabela:

– Linha 001/Trajeto Urbano/Cidade – R$ 2,50

– Linha 002 – Trajeto Praias:

Estância/Rio Fundo R$4,50

Estância/Posto Policial R$ 5,50

Estância/Zé do Baião – R$6,50

Estância/Abais/Riboleirinha – R$7,00

Estância/Bar do Marisco – R$6,00

Estância/Porto do Mato – R$8,50

Estância/Riboleirinha – R$7,00

Estância/Massdiço – R$7,50

Estância/Praia das Dunas – R$9,50

Estância/Praia do Saco – R$8,50.

Usaram a tribuna para justificar o voto os parlamentares Misael Dantas (líder do prefeito), doutor Cristóvão, Sandro de Bibi, Dionísio Neto, Raimundo Ascendino (Dode), Edivaldo da Praia, Artur Oliveira e Tertuliano Pereira.  Estes enfatizaram que não são a favor de reajuste que venha pesar ainda mais no bolso do contribuinte. No entanto, a necessidade fala mais alto por conta dos frequentes aumentos nos insumos tais como combustíveis, peças de reposição, pneus, licenciamento, reajustes salariais, entre outros.

Lembraram que há cerca de três anos as associações Astele, Astrasues, Ataele e Coopertalae não têm reajuste de tarifas. “Nesse tempo o diesel sofreu mais de vinte reajustes”, lembrou Dionísio Neto. O último reajuste se deu  em  maio de 2015.

“Esse reajuste não vai mudar a cara do transporte coletivo, mas é preciso para que o sistema continue a servir a população da melhor forma”, disse Edivaldo da Praia.  O parlamentar Cristóvão Freire (PSB) também ressaltou que em 2015 um pneu custava em média R$200,00 e hoje custa aproximadamente R$ 900,00. O projeto obteve 12 votos favoráveis e uma abstenção. Representantes das referidas associações acompanharam a sessão presentes à galeria.

O Líder do prefeito (Misael Dantas) salientou que o reajuste não é abusivo. “É fazer justiça a uma classe de trabalhadores que dá duro o dia inteiro para garantir transporte aos cidadãos que faça sol, que faça chuva; merece dar a esses profissionais condições para continuar servindo a população”, acentuou.

O  presidente da Casa, vereador André Graça (PSL), ao convocar a sessão extraordinária salientou que  mesma não tem  remuneração.