Vereadora Chica do Fato defende controle populacional de cães e gatos

Atualmente existe uma grande preocupação com o controle populacional de cães e gatos, preocupada com isso, a vereadora por Estância, Josefa Francisca (Chica do Fato), PMB, apresentou esta semana o PL Nº 28, de 08 de maio de 2018, que dispõe sobre a esterilização de felinos e caninos, através de Unidades Moveis (Castramóveis) no âmbito do município.

Defende a parlamentar que a esterilização poderá ser realizada por cirurgia ou por outro procedimento que garanta eficiência, segurança e bem-estar ao animal.

“A castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas e praças, além de evitar ninhadas indesejadas. A castração também pode trazer outros benefícios para o animal, como a imunização a doenças outras”, reforçou Chica.

No texto do PL destaca-se que as cirurgias devem estar em anuência com as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, com base na Lei Federal Nº 5.517, de 23 de outubro de 1968.

O presente PL nasce do ideal e da defesa de vários protetores da Causa Animal que anseiam por não ver cães e gatos abandonados nas ruas, os quais sofrem maus-tratos.

Ascom CME