Vereador Dionísio Neto propõe que Oscar Fontes seja lembrado com nome de Rua

“Estância estava a dever, até este momento, uma homenagem ao professor Oscar Fontes de Faria. Eu estava em busca de um logradouro digno do nosso homenageado. Encontrei uma avenida humilde, porém, bonita; vai ficar arborizada, com canteiros ao meio, no Bairro São Jorge”, ressaltou o proponente, vereador Dionísio Neto.

O professor Oscar Fontes de Faria é natural da cidade de Cristinápolis (SE), nascido aos 3 de junho de 1910. Estabeleceu-se em Estância com esposa e filhos nos anos 40 onde evidenciou ações eminentes de apoio à educação; à época, basicamente, restringia-se à educação primária nas escolas municipais de Estância; o Colégio das Freiras oferecia o Curso de Pedagogia apenas para meninas.

Portador de visão idealista, o professor abraçou uma campanha com o apoio da comunidade local e efetivou, com muita laboração, a construção da Escola Técnica de Comércio de Estância, esta passou a ofertar o Curso de Contabilidade aos jovens da cidade.

Oscar Fontes de Faria, também, advogado, exerceu relevantes serviços em favor de estancianos carentes; atuou na promoção de eventos culturais e esportivos do município, laborou com esmero para que Estância abrigasse a sede de uma nova Diocese que agregasse as cidades da Região Sul. Candidatou-se a deputado estadual, por Estância (sem êxito).

Mudou-se para Aracaju onde prestou serviços à Faculdade de Ciências Econômicas de Sergipe, trabalhou para o Governo Federal em Brasília, foi solicitado para atuar no Ministério da Educação. Faleceu aos 20 de dezembro de 1973, aos 63 anos.

O Projeto de Lei Nº 58, de 13 de agosto de 2019, dispõe sobre a denominação de logradouros públicos:
A antiga Rua “C”, do Loteamento Cosme e Damião, no Bairro São Jorge, passa a ser denominada “Avenida Professor Oscar Fontes de Faria”.

O PL também elenca outras denominações no mesmo loteamento:
Rua “B” passa a ser denominada “Rua Bernadete de Azevedo”.
Rua “C” passa a ser denominada “Rua Narbal Silveira de Oliveira”.
Rua “D” passa a ser denominada “Rua José Genildo Calazans dos Santos”.

Genílson Máximo