Sancionado PL  de André Graça que institui Campanha de Conscientização do Lúpus

O Projeto de Lei nº 33/2018 foi sancionado pelo prefeito Gilson Andrade. A proposta foi transformada na Lei Nº 1.993 de 19 de outubro de 2018 que institui em Estância a “Campanha Municipal de Conscientização e Atenção do Lúpus”.

O projeto de lei é de autoria do vereador André Graça (PSL), presidente da Câmara Municipal de Estância. Ele argumentou que a finalidade da Lei é conscientizar quanto à prevalência do Lúpus que atinge mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, fazendo das mulheres principais vítimas.

A campanha  deve se montada  através de cartazes, palestras, meios de comunicação e da participação voluntária de profissionais da saúde, anualmente, na segunda semana de maio é o descreve o texto do lei.

– Faz-se necessário a oferta de informações às pessoas que ora venham ser diagnosticadas portadoras da doença, dessa forma, o Município possa disponibilizar orientação, apoio psicológico e suporte aos pacientes e familiares – completa André.

De acordo com os médicos o lúpus não tem cura. No entanto, é possível controlá-lo não só com medicamentos, mas também com a adoção de certos hábitos como  evitar exposição ao sol, é o que recomendam  profissionais de saúde.

De acordo com a Dra. Tatiana Hasegawa, médica reumatologista do Centro de Qualidade de Vida (SP), o lúpus é capaz de inflamar todos os órgãos e tecidos como pele, olhos, coração, pulmões, tendões, músculos, fígado, rim, cérebro e vasos sanguíneos.

 

Ascom CME