PL do vereador Tito Magno institui “Janeiro Branco”

O líder do PSB na Câmara Municipal de Estância, vereador Tito Magno de Oliveira Garcia, na sessão de terça-feira (12/06), apresentou o Projeto de Lei Nº 42/2018 que institui no Calendário Oficial do município de Estância o “Janeiro Branco”, mês dedicado à realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.

De acordo com o proponente, o PL enfatiza a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio, apoiar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprofissionais, cursos, palestras, etc. De acordo com a OMS cerca de 700 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão, bipolaridade, esquizofrenia.

O Ministério da Saúde aponta para uma prevalência de 12% da população brasileira com algum tipo de transtorno mental. Transpondo esse dado para Estância, com uma população de 68.846 mil habitantes (IGBE 2016), estima-se que pouco mais de 8 mil pessoas apresentem algum tipo de transtorno.  Nesse viés observa-se que a população em geral tem pouco acesso a informação deste tema, o que acende a necessidade da conscientização coletiva.

“O mês de janeiro foi proposto por representar, culturalmente, a renovação das esperanças, projetos, planos de vida das pessoas”, disse Tito.

A realização de campanhas terá como símbolo um laço branco, assim, permitindo que órgãos públicos e particulares façam parte da divulgação com a utilização de iluminação externa, decorações em suas sedes e logradouros na cor branca. O PL foi protocolado na Secretaria da CME, estará em pauta nos próximos dias.

Ascom CME