A Câmara Municipal de Estância prestou homenagem ao jovem Leonardo Barbosa Costa, bombeiro civil, por agir com destreza quando do acidente com aeronave que caiu no litoral estanciano vitimando o cantor Gabriel Diniz e os dois ocupantes, no final de maio do corrente ano.
A sessão ordinária foi conduzida pelo vereador Sandro Barreto Gomes (vice-presidente) que dispensou o grande expediente para dar assento ao ato solene de outorga da Medalha de Honra do Mérito Parlamentar, por meio do Projeto de Decreto Legislativo, Nº 11/2019, da lavra do vereador Edivaldo da Praia.
Em agradecimento pela láurea recebida, o homenageado reportou – Não foi nada fácil naquele dia 27 de maio. Somos treinados para prestar os primeiros socorros e salvar vidas em situações diversas, mas a perda de vidas nós traz profundos sentimentos. O nosso maior desejo era ter encontrado naquele acidente as pessoas com vida. Foi uma tragédia bastante forte para todos os que moram no Porto do Mato – relatou.
Leonardo lembrou que estava em casa quando ouviu uma explosão e olhando pela janela observou que envolvia uma aeronave. “Pensei nas vítimas, corri e peguei meus equipamentos, chamei os vizinhos e fomos ate o local onde encontramos o avião com a cabine enterrada na lama; porém, não tive acesso às vitimas em função da posição que se encontrava o avião. Só foi possível com a chegada de outros bombeiros, localizamos as três vítimas”.
Leonardo é marinheiro de convés há dois meses e bombeiro profissional civil há cinco anos.
O vereador Misael Dantas (líder da bancada de situação) fez uso da palavra e empoderou ainda mais a homenagem prestada pela Casa e pôs em relevo a capacidade do referido bombeiro e, também, o elogiou por ter sido expedito no momento do acidente.
A cessão da medalha se deu na tarde desta terça-feira, 10, no Plenário Filadelfo Luiz da Costa, com a presença dos parlamentares, dos colegas do homenageado (bombeiros), amigos e familiares.
Ascom CME