O vereador André Graça – Presidente da Câmara Municipal de Estância – é proponente do Projeto de Lei nº 33/2018 o qual Institui em Estância a Campanha Municipal de Conscientização e Atenção do Lúpus. A propositura foi submetida a primeira discussão e votação durante sessão ordinária na última quarta-feira, 29, pela tarde.
Preocupado com a prevalência do Lúpus que atinge mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo, fazendo das mulheres principais vítimas, André Graça propõe a conscientização popular através de cartazes, palestras, meios de comunicação e da participação voluntária de profissionais da saúde, anualmente, na segunda semana de maio.
– Faz-se necessário a oferta de informações às pessoas que ora venham ser diagnósticas portadoras da doença, dessa forma, disponibilizando orientação, apoio psicológico e suporte aos pacientes e familiares – defende.
Em sua dissertação, o edil Graça Santos lembrou que a doença, de alguma forma, afeta órgãos vitais, por isso, é importante que os portadores dessa variante estejam bem informados para que hajam com extrema cautela na prevenção e controle.
Por ser uma doença crônica, o lúpus não tem cura. No entanto, é possível controlá-lo não só com medicamentos, mas também com a adoção de certos hábitos como evitar exposição ao sol, é o que recomendam profissionais de saúde.
De acordo com a Dra. Tatiana Hasegawa, médica reumatologista do Centro de Qualidade de Vida (SP), o lúpus é capaz de inflamar todos os órgãos e tecidos como pele, olhos, coração, pulmões, tendões, músculos, fígado, rim, cérebro e vasos sanguíneos.
A matéria tramite nas comissões da Casa Legislativa.
Ascom CME
Genílson Máximo