Em Sessão Solene realizada nessa segunda-feira (24), na PEC da Cidade Nova, a Câmara Municipal de Estância fez a entrega do Título de Cidadão Estanciano ao Sr. Jonas Dias dos Santos, por iniciativa do vereador Isaías de Jesus e aprovação unânime dos seus pares.
A Sessão foi presidida pelo vereador Kaique Freire e prestigiada pelo prefeito André Graça, a Primeira Dama e Secretária da Mulher Cláudia Trindade, do vice-prefeito, Dr. Cristóvão Freire, da Lira Carlos Gomes, por grande número de moradores, amigos e familiares do homenageado. O evento foi encerrado com apresentação da Batucada Novo Horizonte e do majestoso Barco de Fogo.
Quem é o novo Cidadã Estanciano:
Jonas Dias dos Santos (irmão Jonas, Jonas do Caldo de Cana), nasceu no estado do Piauí, mas precisamente na cidade de Pio IX, no dia 13/04/1975. Aos 8 anos de idade, saiu com sua família para o estado de Sergipe, chegando na cidade de Estância no dia de 09/02/1983, morando no bairro Santa Cruz e logo se mudaram para o bairro Bomfim. Residiu por alguns anos no Bairro Piauitinga. Aos 11 anos se mudou com seus pais para o bairro Cidade Nova, permanecendo por 3 anos e se mudou para o conjunto Paulo Amaral, tendo em vista que o motivo de tantas mudanças é que sua família morava de aluguel.
Em meio a tantas batalhas cresceu ajudando os pais no sustento da família juntamente com seu irmão Josué. Seus pais Antônio Dias dos Santos e Raimunda de Jesus dos Santos, são pessoas honradas e trabalhadoras, cristãos da Assembleia de Deus Missão.
Irmão Jonas como é conhecido devido ser cristão, teve uma infância e adolescência em meio a muitas aventuras, peraltices, juntamente com seus 7 irmãos são eles: Lucelia, Iracelia, Iraci, Liduina, Maria de Fatima, Irene, Mafiza Raquel, e Josué.
Iniciou sua vida escolar no Azarias Santos, Gumercindo Bessa, Escola Laura Costa e Do Colégio Gilson Amado onde terminou o ensino fundamental e concluiu o ensino médio. Nesse estabelecimento escolar, no ano de 1998, foi Presidente do Grêmio estudantil Anderson Serafim.
Jonas tornou-se uma pessoa conhecida no bairro, um ser humano comunicativo, extrovertido e trabalhador, logo iniciou seu primeiro emprego no posto telefônico do conjunto Paulo Amaral, lá passou 5 anos exercendo a função de mensageiro.
Ao sair do posto telefônico ingressou como serviço prestado na gestão publica, passando por varias secretarias e exercendo diversas funções.
No ano de 1998 conheceu aquela que seria sua esposa, Claudete Vieira dos Santos Dias, casou-se no ano de 2000, e desse matrimônio nasceram 3 filhos, Anthony, Antônio Neto e Ana Maria.
Como já foi citado que Irmão Jonas é um homem trabalhador, no ano de 2004, ele montou seu próprio negócio e com este passou a ser conhecido como Irmão Jonas do Caldo de cana.
No ano de 2007 se candidatou ao cargo de conselheiro tutelar, obtendo 721 votos, mas infelizmente não teve êxito e assumiu a primeira suplência. Após 3 anos veio uma nova eleição e ele se candidatou novamente, dessa vez foi vitorioso. Assumiu o cargo de conselheiro tutelar no dia 11/11/2009, e dai por diante exerceu vários mandatos de conselheiro tutelar.
Hoje continua autônomo no comando juntamente com sua esposa e filhos seu negócio na feira da cidade nova.
Irmão Jonas há um ano e meio fatidicamente perdeu sua visão, mas não perdeu a vontade e força de lutar no dia-a-dia, e hoje mesmo com a deficiência visual ainda contribui tanto na politica, cultura sendo um desportista nato sem falar na sua fé onde juntamente com sua família exerce a mesma na Assembleia de Deus Missão na cidade nova, bairro em que mora há 39 anos.
Diante de tantas atividades, lutas e apesar da sua limitação visual, escreveu seu primeiro livro.
Por: ASCOM/Câmara Municipal de Estância
