Resumo da Sessão Ordinária do dia 26.03.24-Pequeno Expediente

Legislativo de Estância em Ação

O ver. Zé da Paz (PSD), apresentou Votos de Congratulações e Aplausos para Neuma da Eucaristia Oliveira Barreto, pelo seu aniversário.
O vereador Indicou pela colocação de redutor de velocidade na rua Frei Damião.
Indicou também pela colocação de uma Academia ao Ar Livre na praça do Residencial Bela Vista.

O ver. Evandro da Praia (PSOL), indicou pelo estudo de implantação de estrutura de acessos aos cemitérios da zona rural.
O vereador indicou também pela melhoria dos salários dos Conselheiros Tutelares.
O vereador disse ter recebido carta dos alunos do IFS, cobrando regulação do transporte coletivo.

O ver. Kaique Freire (PV), indicou pela possibilidade de inclusão de alimentos orgânicos e agro-ecologicos na alimentação escolar.
Indicou também pelo patrolamento da Rua A, no loteamento Alinete Soares, e troca de lâmpada na rua São Paulo, no bairro Cidade Nova.
Kaique apresentou o PL n° 17/2024 que trata da Campanha Educativa Sobre o Combate à Dengue nas Escolas.
O vereador apresentou Votos de Congratulações e Aplausos, para o HRAM por mais um ano de funcionamento.

O ver. Artur Oliveira (PT), indicou pela reposição de lâmpadas na rua D, do residencial Bela Vista, assim como indicou pela limpeza e capinação da av. Maria Glória, no bairro Paraíso.
Artur destacou a história da implantação do IFS em Estância e o compromisso do governo Lula com a implantação de novos IFS no Brasil.

O ver. Raimundo Ascendino-Dode (PSC), apresentou Requerimento ao Governo do Estado pedindo a reforma da ponte do povoado Riachão, que liga os municípios de Boquim, Estância e Salgado.

A ver. Alinete Sores (PP), indicou pela limpeza do terreno no povoado Biribinha, onde antes tinha uma escola.
Alinete destacou sua presença na final da Taça da Mulher Estanciana de Futsal e parabenizou as quatro equipes finalistas e em especial, às equipes “Eu Acredito” e “Margaridas”, vice e Campeã, respectivamente.

Por: Ascom/CVE                                        Luiz Carlos Dussantus

Plenário Filadélfo Luiz da Costa
Câmara de Vereadores de Estância

CVE vai realizar curso de Oratória e Linguagem Corporal

A Câmara de Vereadores, em parceria com a ALESE/ELESE, vai realizar mais um Curso de Oratória e Linguagem Corporal, em Estância.

O curso, será ministrado pelo jurista Dr. Evaldo Campos e acontecerá no dia 11 de abril, das 08 às 12h, no Plenário Filadélfo Luiz da Costa, da CVE.

O objetivo é oportunizar o conhecimento de habilidades, como: sincronizar posturas, gestos e entonação de voz, para que o processo de comunicação seja eficiente e tenha o alcance desejado.

Além dos servidores da Câmara Municipal, os funcionários da Prefeitura e das Secretarias Municipais também podem participar.

Aa inscrições podem ser feitas no dia do curso ou através do WhatsApp 9911 6865, fornecendo o nome e informando qual o curso.

Por: Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus

Câmara de Estância concede reajuste de 12% para seus servidores

Depois das negociações envolvendo o presidente do SINDSEME, vereador Isaías de Jesus e o presidente da CVE, vereador Cristóvão Freire, o martelo foi batido e os servidores da Câmara Municipal de Estância receberam um reajuste de 12% em seus proventos.

O presidente do Sindicato dos Servidores, usou a tribuna da Câmara para agradecer a sensibilidade e o compromisso de Dr. Cristóvão, ao conceder ganho real para os servidores, com esse significativo reajuste salarial.

Cristóvão Freire tem buscando fortalecer a categoria dos servidores da CVE, ofertando vários cursos de capacitação técnica e concedendo reajustes salariais bem acima da média nacional.

Por: Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus

Resumo da Sessão Ordinária do dia 20.03 24-Pequeno Expediente

Legislativo de Estância em Ação

o ver. Isaias de Jesus (PSOL), apresentou Moção de Congratulações e Aplausos, para os membros das comunidades tradicionais ribeirinhas, presentes no plenário.

O ver. Evandro da Praia (PSOL), saudou os representantes das comunidades ribeirinhas.
Evandro pediu o adiamento da votação do PL 87/2024, que trata do Gerenciamento Costeiro e Zoneamento Ecológico Municipal, para melhor debate e sugestões de emendas ao projeto de lei.

O ver. Kaique Freire (PV), líder do prefeito na CVE, indicou pelo estudo para transformação da escola nucleada Givelda Santos Martins, localizada no bairro Pedro Barreto Siqueira, em uma creche, assim como indicou pela reforma da praça do Residencial Bela Vista.
O vereador apresentou o PL 16/2024, sobre a isenção de taxas de concursos públicos, para doadoras de leite materno no município de Estância.

O ver. Artur Oliveira (PT), indicou pela reposição de lâmpadas no Residencial Bela Vista e limpeza e capinação em vários pontos da cidade.
O vereador indicou para que a PME transforme o Quiosque da pça. do Jardim Velho(ainda sem uso), em um posto da Guarda Municipal.
Artur lembrou que entregou pessoalmente ao governador Fábio Mitidieri, o pedido de inclusão das Catadoras de Mangaba no Programa Mão Amiga.

O ver. Sandro Barreto (PSD), disse que visitou as Secretarias de Obras e de Urbanismo para discutir as bocas de lobos sem tampa em Estância, para evitar acidentes, como já aconteceu, inclusive com vítima fatal.
Sandro disse está preocupado com o número crescente de pessoas buscando emprego na CVE junto aos vereadores.
O vereador voltou a cobrar a construção de um Distrito Industrial Municipal e a ocupação das vagas ociosas do SENAI em Estância, pelos nossos jovens.

Por: Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus

Plenário Filadelfo Luiz da Costa
Câmara de Vereadores de Estância.

Resumo da Sessão Ordinária do dia 19.03.24-Pequeno Expediente

Legislativo de Estância em Ação

Misael Dantas (UB), apresentou Votos de Congratulações e Aplausos, para o pastor Pedro Alexandre Alves, pelo seu aniversário de 79 anos e também para a profa. Carmem Alice D’Ávila Barreto, pelo seu aniversário de 60 anos de idade.
O vereador parabenizou dona Lígia (servidora da CVE), pelo nascimento do seu bisneto, Gael Anderson Barreto Santana.

O ver. Evandro da Praia (PSOL), indicou pela regulamentação do transporte aquático em Estância, assim como a construção de um atracadouro.
O vereador também indicou pelo estudo para o fornecimento de água encanada nos povoados.

O ver. Artur Oliveira (PT), indicou pela construção de Ponto de Ônibus no Assentamento 17 de Abril, no povoado Rio Fundo III.
Indicou também pelo serviço de drenagem na Av. Lourival Batista.
Artur voltou a cobrar a colocação de placas de identificação com os nomes das ruas.
O vereador destacou a filiação ao PT, de Dr. Fábio, prefeito de Arauá.

O ver. Isaias de Jesus (PSOL), apresentou Votos de Congratulações e Aplausos para Kelly, agente de Endêmias e para Márcio Souza, pela passagem dos seus aniversários.
Isaias parabenizou o vereador Cristóvão Freire, presidente da CVE, por conceder aumento de 12% nos salários dos servidores da Câmara, promovendo ganho real em seus proventos.
Isaias criticou o prefeito Gilson Andrade por reajustar os salários dos servidores municipais, concedendo apenas o índice da inflação.

O ver. Flávio Brasil (PSD), indicou pela presença de GMs no povoado Farnaval, buscando coibir os assaltos lá existentes.
Flávio também indicou pela presença do Carro Fumaçê nas ruas da cidade, buscando combater o mosquito da Dengue.
O vereador agradeceu o atendimento à sua indicação que pede a abertura de rua, ligando a rua dos Amarelos à trav. Rodolfo Oliveira de Andrade.

O ver. Jorginho da Praia (PP), destacou a entrega da escritura pela PME, para construção da Escola do Senac no antigo prédio da Cultura, atendendo Requerimento da sua autoria.
O vereador destacou o valor de 100 milhões de reais, definido pela Fecomércio para a construção do Hotel Escola no Abaís.

A ver. Alinete Soares (PP), indicou pela reposição de lâmpadas no conj. Carmem do Prado Leite e no Mariota Mesquita.
A vereador defendeu a colocação de transporte da Astele, no turno da noite, para os estudantes do IFS, quando do fim das aulas.

Plenário Filadélfo Luiz da Costa
Câmara de Vereadores de Estância

Escola do Legislativo de Estância conclui mais um curso de Informática

 

O presidente da CVE, vereador Cristóvão Freire (MDB), acompanhado dos vereadores Misael Dantas e Kaique Freire, presidiu nessa manhã de sexta-feira (15), o ato de entrega de certificados do Curso de Informática Básica, realizado pela Escola do Legislativo Vereador Luiz Sérgio do Nascimento Melo.

O curso foi realizado com o apoio do SENAC e capacitou vários jovens para o mercado de trabalho, em mais uma parceria exitosa, construída pelo Diretor da Escola Léo David Santos da Cruz.

A Escola do Legislativo de Estância, têm contribuído de forma decisiva para que os munícipes tenham condições de serem preparados para disputar o competitivo mercado de trabalho, ou abrir seu próprio negócio, tornando-se empreendedores.

O presidente Cristóvão Freire, ainda está comemorando uma grande vitória da CVE: a empresa RAMAC está contratando 47 jovens, egrégios dos cursos da Escola do Legislativo, para trabalharem como “Jovem Aprendiz”, em diversas funções, recebendo 50% do valor do salário mínimo, com acréscimo de mais 20% de insalubridade.

O contrato da RAMAC com os jovens terá duração de um ano e quatro meses e será muito importante como primeiro emprego remunerado, abrindo mais portas no futuro para sua vida profissional.

Por: Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus

Câmara de Vereadores de Estância vai realizar Oficina de Boas Práticas Alimentares

A presidência da Câmara de Vereadores de Estância, junto com a Procuradoria Especial da Mulher, vai realizar nos próximos dias 25 e 26 de março, a oficina de Boas Práticas no Serviço de Alimentação.

O evento será realizado na Escola do Legislativo Vereador Luiz Sérgio do Nascimento Melo, à rua Gumercindo Bessa, centro de Estância, das 13:30h às 17:30h.

O vereador Cristóvão Freire (MDB), presidente da CVE, têm buscando contribuir para a realização de ações exitosas da Procuradoria Especial da Mulher, que têm à frente, como Procuradora, a vereadora Alinete Soares (PP).

Segue o link onde vc acessa e faz a inscrição:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfCta9b142khC16hiuwX9iS0AxTIinFJjmlhowl1Xi44WZt8A/viewform?usp=sf_link

Por Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus

Gildo do Camping do Abaís é agora Cidadão Estanciano

Em Sessão Especial realizada nessa quarta-feira (13), a Câmara de Vereadores de Estância fez a entrega do Título Honorífico de Cidadania Estanciana ao Sr. Gildo de Araújo Lira.

Gildo do Camping do Abaís, como é conhecido, reside em Estância, na praia do Abaís, há 49 anos, onde se instalou e montou seu empreendimento comercial, às margens da Lagoa dos Tambaquis.

Esse nome inclusive, vem da domesticação dos Tambaquis, feita por Gildo, onde esses grandes peixes recebem ração na boca, oferecida por turistas, encantados com tanta docilidade e beleza.

Hoje, os Tambaquis são a grande atração turística da Lagoa, onde empresários investiram em grandes estruturas de lazer para receber confortavelmente os visitantes e munícipes.

A iniciativa da propositura foi do vereador Misael Dantas (UB) e aprovada por unanimidade, por seus pares no parlamento estanciano.

Por: Ascom/CVE

Luiz Carlos Dussantus

 

Resumo da Sessão Ordinária do dia 12.03 24-Pequeno Expediente

Legislativo de Estância em Ação

O ver. Kaique Freire (PV), indicou pela capacitação de servidores públicos na linguagem de libras, para melhor atender aos munícipes.
Também indicou pela criação de uma lei que combata a importunação sexual no município e por uma campanha com a colocação de placas, indicando a belneabilidade das nossas praias

O ver. Misael Dantas (UB), Apresentou Moção de Congratulações e Aplausos, para Lidiane Nobre, Secretária de Cultura e Turismo, por sua participação no Fórum Nacional de Cultura, realizado em Brasília, onde defendeu o Barco de Fogo com Moção Nacional e contribuiu nos debates para formação das pautas de políticas culturais, acompanhada por Selma do Sonho do Leste.

Por: Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus

Plenário Filadélfo Luiz da Costa
Câmara de Vereadores de Estância

Estância reconhece mais um filho ilustre

Estância reconhece mais um filho ilustr

Por iniciativa do vereador Misael Dantas(UB) e com aprovação unânime por seus pares do parlamento estanciano, a Câmara de Vereadores de Estância vai entregar o Título Honorífico de Cidadania Estanciana ao Sr. Gildo de Araújo Lira, no dia 13 de março de 2024.

Gildo Araújo é natural de Pirauá, município de Macaparana/PE, onde nasceu em 28 de outubro de 1937.
Aposentado pela Petrobrás em 1983, chegou em Estância em agosto de 1975.

Construiu sua residência na praia do Abaís, às margens da Lagoa Grande(hoje Lagoa dos Tambaquis), onde explorou comercialmente, com a construção do Abaís Club de Camping.

Com o objetivo de proteger a Lagoa, criou a Associação dos Amigos da Lagoa Grande do Abaís-AALGA, que foi a responsável pelo 1° peixamento com 20.000 alivinos de Tambaquis e 5.000 de Tilápias. A partir daí foram feitos vários peixamentos em parceria com a CODEVASF e a Prefeitura de Estância.

A Sessão Solene será realizada nessa quarta-feira, dia 13 de março, às 15h e poderá ser acompanhada de forma presencial ou pelas redes sociais, através do Facebook e o Instagram da Câmara de Vereadores.

Por: Ascom/CVE
Luiz Carlos Dussantus