A Escola do Legislativo de Estância, leva para a Cadeia Pública qualificação profissional aos reeducandos

Atendendo ao pedido da direção da unidade prisional, realizamos a qualificação profissional em Grafite a 10 reeducando. Os certificados foram entregues no dia 20/09 na unidade prisional aos familiares presentes.

Um dos beneficiados com a qualificação agradeceu a oportunidade recebida: “Todos estão sempre aqui dando oportunidade para nós. Foi muito bom aprender uma profissão a mais. A gente só tem a agradecer por tudo que vocês têm feito, estão acreditando em nossa mudança”.

O diretor da unidade prisional, Vanilson Soares, afirma que busca sempre  parcerias para ofertar qualificação e capacitação, proporcionando ensino e trabalho aliados à disciplina, e a Câmara Municipal de Estância, através da Escola do Legislativo, apoiou essa ação na cadeia, ofertando gratuitamente a Oficina de Grafite. “Cobramos bom comportamento e respeito às regras e, em contrapartida, vamos atrás de cursos, de oportunidades de aprendizagem para que ao sair daqui eles possam seguir um novo rumo em suas vidas, buscar uma segunda chance. Para alguns deles acaba sendo a primeira chance, alguns nunca tiveram a oportunidade, nem uma chance de emprego”, explica o agente penitenciário.

O reeducando destaca a importância da qualificação diante da perspectiva de sair da unidade prisional após cumprir a pena. “Durante o curso de grafite nós aprendemos muitas coisas. E é um meio de vida para quem está aqui dentro saber que vai sair com uma profissão. Uma nova vida para quem quer renovar a vida para o lado de fora”.

A diretora da Escola do Legislativo, Edineusa Melo, falou da necessidade e importância em trabalhar pela inclusão social dos reeducandos, e com isso promover também a cidadania. “É uma junção Câmara Municipal e Escola do Legislativo, para fazer a inclusão social. Agradeço ao Vanilson e a toda Equipe que nos atendeu muito bem, sempre que possível estaremos viabilizando cursos na Cadeia Pública de Estância, ressaltou.

Como parte das aulas da oficina profissionalizante, os reeducandos fizeram a pintura de quadros, de camisas e pintaram um mural no solário II da unidade prisional.

O Vereador Misael Dantas, presidente da CVE, destacou a importância da realização dos cursos de capacitação profissional realizados pela Escola do Legislativo Vereador Luiz Sérgio do Nascimento Melo, principalmente quando a Escola deixa sua sede e ocupa outros espaços, ampliando as possibilidades de crescimento individual do cidadão.

Por: Ascom/CVE
Com informações da Direção da Escola do Legislativo.