PL do vereador Tertuliano estabelece o Dia Municipal da Batucada em Estância

É sabido que Estância é terra que detém o melhor festejo junino do estado por conta da sua riqueza cultural, imaterial, em que a paixão pelo São João está no DNA de cada filho que nasce nas terras de Pedro Homem da Costa, fundador de Estância.

Com o fito no fortalecimento dessa manifestação popular,   acaba de ser aprovada na Câmara de Vereadores de Estância a Redação Final ao Projeto de Lei Nº 91/2019, que estabelece o DIA MUNICIPAL DA BATUCADA e o insere no Calendário Anual de Eventos do Município, do vereador proponente Tertuliano Pereira da Silva (Republicano).

A Redação Final ao referido PL recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, aprovada por unanimidade na semana anterior.

No texto do PL, a data será comemorada no dia 20 de dezembro de cada ano. O proponente explica:

“Isso atende a um histórico que vem do passado. Antes do barco de fogo, primeiro existiu a batucada, e a batucada foi criada quando do corte do bambu para o fabrico do busca-pé e o corte do bambu se dá no mês de dezembro, por isso,  eu coloquei como o Dia da Batucada, 20 de dezembro”.

Para o proponente, a comemoração também poderá fortalecer ainda mais as festividades de final de ano, sendo a BATUCADA uma das riquezas culturais do município, é uma oportunidade extraordinária de presentear a família estanciana, os visitantes dessa época do ano e, também, os turistas.

No mês de junho, ápice das festividades juninas no município,  é expressivo o número de batucadas inseridas no calendário da programação, dentre tantas, destacam-se: Batucada Flor Brasil, Batucada Porto União, Batucada Novo Horizonte, Batucada Iluminados, Batucada Improviso, Batucada Porto d’Areia, Batucada Busca-pé, Batucada Quebra-coco, Batucada Navegantes, Batucada Santo Antonio, Batucada Santa Cruz, Batucada Beira-Rio, Batucada João Belas Foices.

Ascom CVE

Genílson Máximo