Câmara concede  Cidadania Estanciana  à cantora Antônia Amorosa

A Câmara de Vereadores de Estância, na sessão ordinária de terça-feira (10) aprovou o projeto de Decreto Legislativo Nº 14/2019 que concede o título honorífico de Cidadania Estanciana à senhora Antônia Amorosa de Menezes, natural do agreste sergipano, da cidade serrana de Itabaiana (SE).

A mais nova cidadã estanciana tem uma vida artística consolidada em mais de três décadas nos palcos sergipanos, em vários estados brasileiros e até em países estrangeiros. Na história do Forró em Sergipe, Amorosa é uma das maiores Instituições  da Cultura Sergipana.

Amorosa coleciona mais de 60 prêmios como cantora, com participação em festivais pelo interior do país, com apresentações no Rio de Janeiro, em Campina Grande, onde cantou ao lado de Elba Ramalho, Carlinhos Brown, entre outros.

Gravou sete CDs solos e dez coletâneas, é autora de livros, de peças teatrais, atuou como colunista do Jornal Correio de Sergipe, é autora de vários projetos culturais, destaque para o Prêmio Banese de Música, Vozes da Gente, Casarão da Clemilda, etc.

Como compositora pesquisou a história dos estancianos e transformou em música que ascende a cultura de Estância. Ela canta: “Acorda fogueteiro, Pisa pólvora no ar, Buscapé, Barco de fogo, o forró vai começar”; Amorosa sempre denotou carinho pelos estancianos, por copiosas vezes cantou e alegrou as festanças juninas da cidade.

Antônia amorosa, cantora eclética, intérprete dos os mais profusos gêneros musicais, tem alegrado corações com a sua voz inconfundível e com o seu jeito próprio de cantar.

É considerada pelo povo sergipano como uma das suas principais referencias artísticas no conceito de Sergipanidade.

A propositura da homenagem é da lavra do vereador Dionísio Neto (REDE), aprovada por unanimidade.