Zé da Paz é autor de PL que institui Campanha de Prevenção à Depressão

Passou pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e, foi aprovada, a redação final ao Projeto de Lei Nº 32/2019, que Institui o Dia Municipal de Conscientização, Prevenção e Combate à Depressão, no âmbito do município de Estância.

A propositura tem como proponente o experiente vereador José Paes (Zé da Paz), PSDB. No escopo do PL lê-se que a campanha deverá acontecer anualmente, no dia 10 de outubro de cada ano e, assim, integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município.

Poderão ser realizadas palestras, seminários, divulgação em veículos de comunicação, objetivando conscientizar a sociedade sobre a importância do tema.
“A depressão chega a afetar mais de 300 milhões de pessoas no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. No Brasil, quase 6% da população sofre com esse problema, que afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros”, expôs o proponente.

No Brasil, os números são preocupantes: de 2007 a 2016, 106.374 pessoas morreram em decorrência do suicídio. As vítimas estão entre jovens de 15 a 29 anos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015.

Iniciativa plausível do vereador Zé da Paz, a qual tem como fito garantir à população maiores informações no sentido de ampliar as ações de valorização da vida e de discussão sobre saúde mental na esfera municipal.

A matéria foi discutida e aprovada na sessão ordinária de terça-feira (13), no Plenário Filadelfo Luiz da Costa, Câmara Municipal de Estância (SE).

Genílson Máximo