Vereador Artur Oliveira alerta: “Ponte da Cachoeira é uma tragédia anunciada”

Quem cruza a pé a Ponte da Cachoeira não tem como não ficar com a sensação de coração na mão. A estrutura estremece, balança, além de muitas partes do guard rail estarem rompidas, trincadas; cenário que põe em risco milhares de moradores  que habitam do outro lado da cidade.

Essa situação vem se arrastando anos a fio. Há cerca de três anos o vereador Artur Oliveira (PT)  foi proponente de um Requerimento dirigido ao superintendente regional do DNIT-SE da época. O requerimento pedia um estudo que  revelasse, literalmente, a situação estrutural da referida passagem e que fossem viabilizadas obras de reparo.

Instado pelo vereador Artur Oliveira, o DNIT respondeu que, de acordo com avaliação feita por equipe técnica, a ponte não oferecia risco algum. A ponte mede 171 metros de extensão, construída na década de 60, pela Empresa Cunha Guedes,  é integrada à BR-101.

–  Em 2015, por requerimento,  pedimos que fosse feita uma reforma na ponte, que fosse observada a estrutura embaixo da ponte, pois já havia sinais de ferros a mostra, o guard rail faltando algumas partes. E o que foi  feito foi  apenas uma demão de cal aplicada – lembrou.

Na  última quarta-feira, 13, o Plenário aprovou um novo requerimento dirigido ao atual superintendente do DNIT, Gustavo Delfilippo, do proponente o vereador Artur Oliveira.

– É mais um requerimento alertando o DNIT do risco que a ponte oferece. Aquela ponte é uma tragédia anunciada. E esta Casa, desde 2015, vem alertando. Pode acontecer o pior – espelhou Artur.  Ainda em sua oratória  disse que fez contato com o deputado João Daniel e pediu que esse tema fosse exposto na  tribuna da Câmara Federal.

Os vereadores Misael Dantas, Dionísio Neto, Sandro Barreto Gomes, Josefa Francisca, Tito Magno, também abordaram o tema na sessão de quarta-feira, 13, e mostraram-se unissonantes com o  debate.

O alerta feito pela Câmara de Vereadores de Estância tem efeito de luz de emergência, pede  atenção do órgão responsável  no sentido de adotar  os devidos  cuidados e, assim,  evitar  situações  como a de Brumadinho, Mariana, Boate Kiss, onde vidas foram ceifadas.