André Graça é autor de PL que cria o troféu Barco de Fogo

A pirotecnia exibida por meio do artefato denominado Barco de Fogo é uma das atrações mais almejadas na cultura dos festejos juninos do município de Estância. A sua exuberância fez a cidade ser reconhecida nacionalmente como “Capital Brasileira do Barco de Fogo”, por conta do valor que o mesmo agrega à cultura local.

Visando enfatizar ainda mais este capital, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Estância, André Graça, é proponente do Projeto de Lei Nº 30, de 08 de maio de 2018, que tem como escopo instituir o referido artefato como troféu que deve ser inserido no Calendário Anual de Eventos do Município de Estância – TROFÉU BARCO DE FOGO.

– O troféu Barco de Fogo deve ser concebido às pessoas que merecidamente tenham relevantes serviços prestados à sociedade estanciana. Homenagem a ser conferida no dia 04 de maio, Dia do Aniversário da Cidade. O barco de fogo é um atrativo que otimiza o turismo local, agora, também, como troféu, irá valorizar ainda mais as pessoas que contribuem com a cultura da cidade, que enfatizam a inclusão social, que prestam atividades voluntárias – nivela André Graça.

A honraria deverá ser ministrada pelo Poder Executivo por maio da Secretaria Municipal da Cultura.

Recentemente foi aprovada a Lei nº 1.927, de 1° de setembro de 2017, da autoria do referido parlamentar, a qual, através da consulta popular, elegeu as “Sete Maravilhas de Estância”, entre estas, está o Barco de Fogo. Para o autor da propositura, o barco de fogo é um chamariz que prende atenção dos brincantes, dos visitantes e enfatiza o turismo da cidade.

O PL foi pauta na sessão de ontem (01/08) quando do retorno aos trabalhos legislativos, após o recesso parlamentar. A propositura tramite nas comissões da Casa.

Genílson Máximo