Câmara Municipal de Estância produz ações de empoderamento da mulher

Vereador André Graça

Em março de 2019, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher,  o Parlamento de Estância  irá  promover ações de empoderamento  das mulheres estancianas, isto por conta  do Projeto de Decreto Legislativo  da autoria do vereador André Graça, aprovado,  que institui a “Semana Municipal da Mulher” quando cerca de 15 mulheres serão, também, homenageadas com a Medalha Ofenísia Freire, estas  indicadas pelos vereadores.

Homenagens

Acontecerão  durante a “Semana Municipal da Mulher” por ocasião do Dia Internacional da Mulher, 08 de março.  Para a deferência a mulher deverá ter prestado relevantes serviços ao município, se destacado pela atuação exemplar, pelo engrandecimento histórico, político, cultural, educacional, econômico e humanístico.

“Convém frisar que cada uma destas mulheres representará toda uma classe feminina e especialmente homenageada pelo seu Dia Internacional que acontecerá dentro da “Semana Municipal da Mulher”, ressaltou o proponente   André Graça.

Vereador Artur Oliveira

Outro projeto  em defesa da mulher  foi apresentado pelo  vereador  Artur Oliveira (PT) – tramita nas comissões – e  institui no município de Estância, anualmente, o dia 18 de abril como o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio, passando a data a integrar o Calendário Oficial do Município,  propõe  o Projeto de Lei Nº 22/2018.

O assassinato de  Lêda Passos, vítima de feminicídio, deixou a cidade de Estância perplexa. O PL  estabelece  a data  18 de abril – dia do assassinato da referida senhora – como Dia Municipal de Combate ao Feminicídio.

Artur  também  é  proponente de mais  dois projetos: o PL Nº 23/2018 que dispõe sobre a criação da Campanha Permanente de Promoção e Conscientização de Ações sócio-educativas na rede municipal de ensino, visando à prevenção e enfrentamento a violência contra mulher e o PL Nº24/2018 que dispõe sobre o direito de preferência na matrícula dos filhos de mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito das creches e escolas da rede pública municipal.

Ascom CME.